Home Dissertações Dissertações 2007 - SILVA, Valdelírio da Silva e.

SILVA, Valdelírio da Silva e. Estudo comparativo das técnicas de elementos finitos e equação integral na modelagem eletromagnética bidimensional. 2006, 63f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2007.

Os métodos numéricos de Elementos Finitos e Equação Integral são comumente utiliza­dos para investigações eletromagnéticas na Geofísica, e, para essas modelagens é importante saber qual algoritmo é mais rápido num certo modelo geofísico. Neste trabalho são feitas comparações nos resultados de tempo computacional desses dois métodos em modelos bidi­mensionais com heterogeneidades condutivas num semi-espaço resistivo energizados por uma linha infinita de corrente (com 1000Hz de frequência) e situada na superfície paralelamente ao "strike" das heterogeneidades. Após a validação e otimização dos programas analisamos o comportamento dos tempos de processamento nos modelos de corpos retangulares variando- se o tamanho, o número e a inclinação dos corpos. Além disso, investigamos nesses métodos as etapas que demandam maior custo computacional. Em nossos modelos, o método de Ele­mentos Finitos foi mais vantajoso que o de Equação Integral, com exceção na situação de corpos com baixa condutividade ou com geometria inclinada.

Palavras-chave: Modelagem numérica eletromagnética. Elementos finitos. Equação integral.