Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Científicas-39

COSTA, Marcondes Lima da; _____, Walmeire Alves de Melo; SÁ, José Haroldo da Silva. Fosfatos da região Nordeste do Pará e Noroeste do Maranhão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 30., 1978, Recife. Resumos... Recife: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste, 1978, boletim 1, p. 115.

Na região próxima do litoral nordeste do Estado do Pará e noroeste do Maranhão são conhecidos 8 depósitos e ocorrências de fosfatos associados com material laterítico, nas localidades de: Ilha de Trauíra, Morro do Pirocaua, Serra de Tromai (no Maranhão), Ilha de Itacupim, Serra do Piriá, Morro do Cansa Perna, Santa Luzia e Traquateua (no Pará). Os fosfatos foram estudados através de Difração de Raios-X, microscopia e análises químicas, sendo identificadas as seguintes espécies mineralógicas: Crandalita, Lazulita, Beraunita, Mitridatita, Variscita, Dufrenita, Augelita, Wavelita, Wardita-Milisita. Neste trabalho são apresentadas as características físicas e químicas dos fosfatos, suas associações mineralógicas bem como discussões quanto ao aspecto genético.