Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Cientifícas-42

FENZL, Norbert; RIJO, Luiz; PIUCI, Jacyro. Tratamento de dados geo-hidroquímicos através do computador digital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 30., 1978, Recife. Resumos... Recife: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste, 1978, boletim 1, p. 145.

A interpretação das análises hidroquímicas envolvem uma quantidade enorme de cálculos que só podem ser tratados eficientemente através de computadores de alta velocidade. Além de realizar todos os dados numéricos, o computador também classifica o tipo de água analisada e reclassifica as amostras de acordo com um critério imposto pelo usuário e.g., distribuição geográfica de um determinado elemento analisado em uma específica época do ano. O software desenvolvido no NCGG proporciona aos usuários os seguintes itens: os teores iônicos fornecidos em mg/ l são transformados automaticamente em me/ ℓ e mmoℓ/ℓ; classificação do tipo de água segundo Schoeller; cálculo da força iônica segundo Lewis e Randall; Cálculo dos coeficientes de atividade iônica segundo Debay-Kuchel; cálculo da concentração de CO dissolvido livre de equilíbrio para determinar a agressividade da água; cálculo do PH de equilíbrio correspondente a uma água em equilíbrio CaCO3-Co2; cálculo das seguintes razões características: Ca Mg. SO4/Cℓ. Cℓ. Na/Cℓ. Na/ Mg e Na/ (Ca.Mg). Após a realização de todos esses cálculos, o programa automaticamente traça o diagrama bilogarítimicos de Scholler. Este software foi desenvolvido em módulos, permitindo, portanto, fáceis adaptações e utilização. Neste trabalho será apresentado com detalhes o uso do programa através de exemplos concretos com amostras de água coletadas na região Amazônica.