Domingo, 20 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Cientifícas-44

FERREIRA, João Batista; SAUCK, William A. Métodos geofísicos aplicados ao mapeamento numa área da região Bragantina (Pará). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 30., 1978, Recife. Resumos... Recife: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste, 1978, boletim 1, p. 234.

Este trabalho refere-se ao mapeamento geológico realizados com métodos geofísicos numa área de 375 Km2 situada a nordeste da cidade de Capanema, região Bragantina, Estado do Pará. Esta área faz parte da bacia sedimentar onde se depositou a Formação Pirabas (Mioceno inferior), a qual acha-se cobertas por sedimentos recentes e assenta-se discordantementesobre o embasamento Pré-Cambriano (Filitos, granitos e migmatitos). Por serem raros os afloramentos da Formação Pirabas e do embasamento (menos de 5% da área) e também pela importância econômica do calcário (fabricação de cimentos) e o granito (o mais próximo da capital) para a construção civil, a geofísica se mostrou útil em ajudar o mapeamento. Com o presente trabalho objetivou-se determinar: espessuras das rochas e sedimentos Cenozoicos, inclusive solos, utilizando-se sondagens elétricas verticais associadas a registros geológicos de poços perfurados; paleotopografia da superfície de discordância entre rochas Cenozoicas e Pré-Cambrianas, através do controle de elevações associadas à sondagens elétricas; distinção entre as litologias das rochas Pré-Cambrianas, usando-se métodos magnéticos e eletroresistivos. Os resultados preliminares obtidos mostram: aumento da faixa do filito, em relação aos mapas geológicos já existentes, com bastante evidência do contato entre rochas graníticas e filito; evidências de pequenas depressões onde se acumularam sedimentos cenozóicos uma das quais mapeada anteriormente como granito; valores baixo de resistividade foram observados onde ocorre o calcário (talvez devido ao alto teor em argila); valores médios onde existem os sedimentos recentes (talvez devido a grande quantidade de areia e água doce) e valores altos onde ocorrem rochas Pré-Cambrianas. Foram aplicados também métodos cintilométricos para distinguir-se as diversas litologias que compõem a área, mas os resultados não foram satisfatórios, talvez devido ao fato de ter solos transportados.