Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Científicas-45

GUERREIRO, Sônia Dias Cavalcanti; SCHULT, Axel. Paleomagnetismo de rochas vulcânicas da Bacia do Maranhão Seção: Teresina-Floriano-Picos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 30., 1978, Recife. Resumos... Recife: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste, 1978, boletim 1, p. 224.

As rochas básicas da Bacia do Maranhão – Piauí constituem a maior ocorrência desse tipo de rochas vulcânicas no Nordeste do Brasil. Estudos paleomagnéticos dessa Bacia estão sendo desenvolvidos em diversas seções. No presente trabalho foram estudados afloramento de basalto na área de Teresina, Floriano e Picos, no estado do Piauí. As 181 amostras de um total de 20 afloramentos, coletadas por meio de uma sonda portátil, foram estudadas no laboratório de paleomagnetismo da Universidade de Munique, sendo submetidas a lavagem por campo magnético alternado. Os estudos da magnetização remanente determinaram polos paleomagnéticos cujos círculos de confiança superpõem-se em parte aos círculos de confiança de polos do Jurássico-Cretáceo, obtidos para a América do Sul.