Universidade Federal do Pará
Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017

Sugestões/Comentários

Quem está Online?

Nós temos 67 visitantes online

Quantos Viram Isto?

Visualizações de Conteúdo : 217364

HISTÓRIA ACADEMICA:

O alagoano Luiz Rijo nasceu em 1942, na cidade de São José da Laje. Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Geologia, em 1965, e Matemática em 1969, PhD pela Universidade de Utah em 1977 com pós-doutorado no período de 1983/1984 pela mesma universidade, atuou como professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), responsável pela disciplina de Métodos Geofísicos Eletromagnéticos no curso de pós-graduação em Geofísica, desde 1977 até o seu falecimento.

Consultor ad hoc e membro de vários comitês do CNPq, Capes, Finep, Pronex, Adimb. Participou de diversas bancas examinadoras de concursos públicos e de defesa de teses e dissertações. Desenvolvia pesquisas na área dos métodos geofísicos eletromagnéticos aplicados à exploração de petróleo e gás. Foi durante muitos anos Pesquisador 1-A do CNPq, com mais de 60 trabalhos publicados em revistas científicas indexadas e em anais de congressos internacionais.

Foi membro de várias associações científicas, como a Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf), Society of Exploration Geophysicists (SEG), The Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Society of Industrial and Applied Mathematics (SIAM) e a American Mathematical Society (AMS). Coordenou diversos projetos de pesquisa apoiados por agências de fomento brasileiras e internacionais. Foi conferencista convidado em diversos eventos científicos e universidades. Como pesquisador visitante da Agência Nacional do Petróleo (ANP) era responsável pelo acompanhamento das pesquisas de em torno de 30 bolsistas. Orientou em torno de 20 dissertações de mestrado e dez teses de doutorado. A família do mestre doou seu acervo a faculdade de geofísica  formado por documentos bibliográficos ( 614 livros), 130 exemplares de periódicos já inventariado. O acervo também é formado documentos fotografias, memorial, projetos e produção acadêmica. O acervo digital é formado por 8 volumes da coleção Luiz Rijo que estão disponíveis no site.

--
MARIA ELVIRA RODRIGUES COELHO 
 Coordenadora do CMIG
 Contatos: (91) 3201-7681/91427898/87383497 
Acesse: http://www.cmig.ufpa.br

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
© 2012 - Instituto de Geociências - Universidade Federal do Pará
Centro de Memórias do Instituto de Geociências
Tel: (91) 3201-7476 • E-mail: cemig@ufpa.br