Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Cientifícas-46

KOBAYASHI, Carmelina; SAUCK, William; RIJO, Luiz. Métodos geofísicos aplicados à prospecção de água subterrânea no município de Ponta de Pedras, Ilha de Marajó-Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 30., 1978, Recife. Resumos... Recife: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste, 1978, boletim 1, p. 352.

Este trabalho foi realizado numa área de 25 km2 na cidade de Ponta de Pedras e vizinhança, na Ilha de Marajó. Tem por objetivo o estudo de dimensionamento geométrico e selecionamento de áreas propícias à água subterrânea de boa qualidade. Foram utilizados dois métodos geofísicos: Sísmica de Refração e Eletroresistividade. No método sísmico visava verificar a viabilidade de sua aplicação na área. Suspeitava-se que se teria uma sequencia interestratificada de areia e argila de mesma idade geológica, e neste caso, pelo método sísmico não seria possível distinguir um horizonte do outro. O resultado da interpretação revelou apenas um contraste de velocidade, interpretado com superfície piezométrica. Com o método de eletroresistividade foram feitas sondagens verticais e perfis horizontais. Os resultados da interpretação indicam áreas promissoras na parte central e numa faixa ao norte da área prospectada. Na área urbana e parte da faixa litorânea da baía de Marajó, não são muito promissoras de água subterrânea. Na interpretação quantitativa preliminar foi utilizado o método de ponto auxiliar. No refinamento foi utilizado um programa de computador que fornece a curva de sondagem elétrica de um modelo arbitrário.