Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas produções Cientifícas-48

LOURENÇO, José Seixas. A formação de pós-graduandos no curso de Ciências Geofísicas e Geológicas da UFPA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PETRÓLEO, 1., 1978, Rio de Janeiro. Resumos... Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Petróleo, 1978. p. 52.

No momento em que o Brasil se lança efetivamente à descoberta e desenvolvimento de seus recursos minerais, faz-se necessário que as universidades participem efetivamente deste processo, preparando elementos capacitados, e realizando trabalhos de pesquisa. A Universidade Federal do Pará, como parte integrante do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, tendo o particular de ser o maior centro de formação de recursos humanos da Amazônia, região para onde hoje, em grande parte, estão voltadas as atenções do setor mineral do Brasil e do mundo, tomou consciência do papel que deve desempenhar neste setor, e definiu as Geociências como uma das áreas prioritárias da instituição. No momento, as pesquisas em Geociências têm como principais áreas de concentração a Geofísica, a Geologia e a Geoquímica Aplicadas, visando exploração de recursos naturais (minerais, petróleo e recursos hídricos). Estes setores já contam com um número bastante expressivo de Doutores e Mestres, contratados em tempo integral e dedicação exclusiva. Como consequência da política de formação de pessoal que vem sendo adotada pelo Núcleo de Ciências Geofísicas e Geológicas da UFPA, de enviar em média dois docentes, de cada setor, para Doutoramento no exterior ou no Sul do país, em especialidades ainda não desenvolvidas no NCGG, ao longo dos próximos anos novos Doutores nacionais virão participar da programação em geociências.