Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações ALMEIDA, Regina Célia Cunha.
ALMEIDA, Regina Célia Cunha.

ALMEIDA, Regina Célia Cunha. Contribuição á petrologia do granito central da serra dos Carajás. 1980, 74f. Dissertação (Mestrado em geoquímica) Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1980.

O presente trabalho foi desenvolvido na região central da serra dos Carajás ao sul do estado do Pará. A área central, objeto deste estudo, esta localizada entre as serras norte e sul. A referida área esta ocupa por um batólito granítico, circundado por rochas vulcânicas básicas ao nordeste e rochas sedimentares clásticas ligeiramente metamorfizadas envolvendo as outras partes do corpo. Com o objetivo de caracterizar a natureza petrogenetica do corpo granítico, foi realizado um estudo petroquímico petrográficos abrangendo as diversas fácies de granito e das encaixantes nas proximidades dos contatos. A pesquisa foi conduzida de modo a possibilitar a obtenção de dados petrográficos em quarenta e seis amostras e da com posição química de trinta e uma amostras representativas das diferentes litologias. Evidencias petrograficas e interpretações de dados geoquímicos sugerem uma origem magmática para o granito de Carajás. Durante sua consolidação o magma granítico deu origem a fácies litológicas ligeiramente diferentes, resultando na formação de uma “porção central” mais ricas em minerais ferromagnesianos. O caráter intrusivo do corpo é evidenciado pela presença de feições metamórficas nas rochas encaixantes nas proximidades dos contatos e por critérios petrográficos e químicos.