Universidade Federal do Pará
Domingo, 09 de Agosto de 2020

Sugestões/Comentários

Quem está Online?

Nós temos 281 visitantes online

Quantos Viram Isto?

Visualizações de Conteúdo : 377205

Home Dissertações COSTA, João Batista Sena

COSTA, João Batista Sena. Evolução geológica da região de colmeia. 1980, 90f. Dissertação (Mestrado em geologia) Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1980.

RESUMO

 

A região da colmeia situada na parte norte do estado de Goiás, foi objeto de mapeamento geológico em escala 1:100.000 e de observações em nível de semi detalhe. Os dados sobre a estratigrafia, estruturas, metamorfismo, migmatização e magmatismo são aqui representados e integrados no sentido de reconstituir a evolução geológica dessa região.

A unidade rochosa mais antiga reconhecida é o complexo colmeia (arqueano), representado por gnaisses, granitose, migmatitos, rochas supracrustais (xistos e quartzitos) e anfibolitos associados. Esta unidade ocorre principalmente no núcleo da brnquianticlinal de colmeia. Estas rochas passaram por duas fases principais de deformação no fim do arqueano. A primeira, F¹, originou dobras desenhadas pelo bandeamento, com eixos orientados na direção E-W, e levou também a formação de uma xistosidade plano axial. A segunda F², causou redobramento do bandeamento e dobramento da xistosidade, resultando em dobras com espessamento nos ápices e eixos orientados na direção E-W.

Texto Completo

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Qual a sua avaliação para o CEMIG?
 
© 2012 - Instituto de Geociências - Universidade Federal do Pará
Centro de Memórias do Instituto de Geociências
Tel: (91) 3201-7476 • E-mail: cemig@ufpa.br