Universidade Federal do Pará
Domingo, 09 de Agosto de 2020

Sugestões/Comentários

Quem está Online?

Nós temos 103 visitantes online

Quantos Viram Isto?

Visualizações de Conteúdo : 377166

Home Dissertações COSTA, Marcondes Lima da.

 

COSTA, Marcondes Lima da. Geologia, mineralogia, geoquímica e gênese dos fosfatos de jundiá, cansa perna, Itacupim no Pará e Trauira no Maranhão. 1980, 175f. Dissertação (Mestrado em Geologia) Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1980.

RESUMO

As ocorrências de fosfatos da região nordeste do Pará e noroeste do Maranhão aqui estudadas, são produtos de intensa laterização de rochas pré-cambrianas enriquecidas em fósforo, como os filitos e xisto do grupo Gurupi em cansa perna e pirocaua; complexos félsico-máfico-ultramáfico (xisto verde) em itacupim e trauira e “arenitos” provavelmente fosforíticos em Jandiá.

A sequencia dos níveis litológicos A (óxido-hidróxidos de ferro e fosfatos de ferro e de alumínio), B (fosfatos de Alumínio) e C (caoliníta) é correlacionável com os da Amazônia desenvolvidos no terciário concomitantemente com os fosfatos.

Nesta sequencia foram identificados os minerais crandalita-goyazita, variscita, wavelita, augelita, mineral –A e wardita-millista, principalmente nível B.

 

Texto Completo

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Qual a sua avaliação para o CEMIG?
 
© 2012 - Instituto de Geociências - Universidade Federal do Pará
Centro de Memórias do Instituto de Geociências
Tel: (91) 3201-7476 • E-mail: cemig@ufpa.br