Home Dissertações GOULART, Antônio Taranto.

GOULART, Antônio Taranto. Intemperismo químico de rochas graníticas na zona bragantina nordeste do Pará. 1980, 84f. Dissertação (Mestrado em Geoquímica) Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1980.

Visando caracterizar o intemperismo químico de rochas graníticas ocorrentes na região Bragantina – NE da Pará – perfis de solos residuais derivados dessas rochas, sob condições de relevo suave, boa drenagem e clima tropical úmido com estações chuvosa e de estiagem bem definidas, foram estudados sob o ponto de vista mineralógico e geoquímico;

Os solos da área objeto de estudo são constituídos essencialmente por quartzo, seguido de caolinita e pequenas quantidades de muscovita, óxidos secundários, feldspatos e minerais pesados, produtos de composição dos minerais das rochas originais que se degradam na seguinte sequencia: biotita>feldspatos>muscovita>quartzo e minerais pesados. Predominantes são os solos quartzo-arenosos, resultantes de decomposição de caolinita condicionada pela elevada pluviosidade da região.

A grande resistência do quartzo, associada a intensa lixiviação dos perfis, permitiu o desenvolvimento de solo texturalmente homogêneos.