Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações SILVA, José Maurício Rangel da.

SILVA, José Maurício Rangel da. Metamorfismo das rochas pelíticas do segmento setentrional da faixa Paraguai-Araguaia. 1980, 55f. Dissertação (Mestrado em Geologia) Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1980.

Dados petrográficos, petroquímicos e microestruturais foram empregados no estudo do metamorfismo da parte setentrional da faixa de dobramento Paraguai-Araguaia. Não obstante o nível de reconhecimento do trabalho, os dados são consistentes regionalmente.

O metamorfismo atuou sobre rochas sedimentares composicionalmente semelhantes a mistura de folhelhos e grauvacas. Estruturas sedimentares relictas apontam uma origem sedimentar.

A distribuição das associações minerais dentro do grupo baixo Araguaia daquela faixa de dobramentos mostra, de oeste para este, um zoneamento regional com sericita, clorita e biotita. Em torno de megaestrutura (com núcleo do suposto embasamento) existe a zona da granada.

O terreno estudado e do tipo pressão-média a assemelha-se aos apalaches setentrionais e highlands da escócia.

Metamorfismo e deformação são perfeitamente correlacionáveis. O pico do metamorfismo corresponde à cristalização de estaurolita e cianita, ultrapassa a deformação f2. O esfriamento do pacote metasdimentar propiciou a cristalização de biotita muscovita.

O metamorfismo e atribuível a um ciclo polisfásico. As manifestações finais do metamorfismo datam do ciclo Brasiliano.