Home Dissertações BEMERGUY, Ruth Léa

BEMERGUY, Ruth Léa. Estudo. Estudo Sedimentológico dos Paleocanais da região do rio paracuari, ilha de Marajó – Estado do Pará. 1981, 101f. Dissertação (Mestrado em geologia) Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1981.

A pesquisa dos Paleocanais da região rio Paracauari, baseou-se em uma interpretação fotogeológica da área na escala de 1:20000 e no estudo sedimentológica de treze sondagens que a tingiram até 50m de proximidade máxima.Morfologicamente os Paleocanais apresentam-se como formas meandrantes, controladas expressivamente pela vegetação e com desníveis topográficos de 1 a 2m em relação a área adjacente, exibindo certa convexidade no topo.

A caracterização sedimentológica, mostrou que os Paleocanais são constituídos por areias quartzosas texturalmente maturas de granulação media e fina, bem selecionadas. As espécies mineralógicas identificadas no resíduo transparente pesado, constituem uma assembleia matura representada principalmente por turmalina, estaurolita, zircão, andaluzita e cianita e secundaria mente por rutilo, epidoto, anfibólios (termolita-hornblenda), granada, sillimanita e anatasio, proveniente tanto do sistema fluvial Tocantins como do Amazona. A fração argilosa é representada por caulinita, esmectita, ilita e traços de clorita. Esta composição mineralógica retrata a influencia de mais de um regime climático e tem como possíveis áreas fonte: os Andes, as áreas baixas do alto Amazonas e a bacia do Maranhão.