Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações DAMOUS, Nina Rosa Leal

DAMOUS, Nina Rosa Leal. Distribuição dos elementos SI, AL, FE, CO, MG, TI, CU, K, e NA em solos desenvolvidos na região do granito central. 1981, 71f. Dissertação (Mestrado em geoquímica) Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1981.

A distribuição dos elementos nos produtos intemperizados das rochas e afetado, entre outros fatores, pelo lima, relevo e material original. No presente trabalho é estudada a distribuição dos elementos Si, Al, Fe, Ca, Mg, Mn, Ti, Cu, K e Na no produtos intemperizados do granito central da Serra dos Carajás, sul do Pará, numa área caracterizada por relevo ondulado e sujeita a clima tropical úmido. A amostragem foi feita em perfis de solos pelo método de coleta continua de canal. Os tratamentos analíticos envolveram determinação potenciométrica das frações areia, silte e argila e determinação da composição química da fração óxido.

Os perfis estudados apresentam características que revelam um intenso processo de desfeldspatização do granito original, com formação de um latossolo textualmente classificado como argilosos a argilo-arenoso. Nesse processo, o quartzo foi conservado e foram formados argilo minerais e hidróxidos de alumínio e ferro, constituindo a assembleia dominante do solo. Elementos tais como Ca, Mg, Mn, Na, e K. contidos na rocha original, foram quase totalmente lixiviados, encontrando-se atualmente em pequenas quantidades nos feldspatos ou adsorvidos nos argilo minerais. Por outro lado, Ti, contido principalmente nos minerais resistentes, é mantido em quantidades constantes e comparáveis as do material original. O elemento Cu é ligeiramente enriquecido no perfil por adsorção no argilo minerais.A presença de quantidades muito pequenas de feldspato ao longo dos perfis, evidenciada a grande intensidade dos processos intempéricos atuando =sobre a rocha granítica. A transformação direta dos feldspatos em argilo minerais ou óxidos de alumínio está relacionada com as condições climáticas (períodos chuvosos e secos) atuantes na área.