Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações GAMA JÚNIOR, Theodomiro

GAMA JÚNIOR, Theodomiro. Petrologia da sequência xistosa Seridó – currais novos, Parelhas (RN). 1981, 76f. Dissertação (Mestrado em geologia) Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1981.

No estudo do metamorfismo da região de currais novos – parelhas (RN), que pertence a faixa dobrada Seridó, foram empregadas analises petrográficas, quimismo de minerais de rochas, relações entre cristalizações e deformação, assim como foram aplicados geotermômetros e a distribuição espacial das associações minerais. Três fases consecutivas de deformação tem sido reconhecidas nessa faixa, sendo F³ visível apenas localmente. O estudo das relações entre deformação e cristalização mineral evidencia que geralmente os minerais são sintectônicos embora alguns minerais também ocorram frequentemente com a cristalização pós tectônica. A estabilidade de estaurolita, clorita, andalusita, cordierit6a, moscovita, fibrolita, o quimismo da granada e a composição química do plagioclásio, definem o metamorfismo regional na região estudada na fácies anfibolito baixa a média e do tipo de pressão baixa a intermediária.