Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações GÓES, Ana Maria

GÓES, Ana Maria. Estudo sedimentológico dos sedimentos barreiras, Ipixuna e itapecuru, no nordeste do Pará e noroeste do Maranhão. 1981, 62f. Dissertação (Mestrado em geologia) Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1981.

Este trabalho apresenta as características sedimentológicas das unidades sedimentares Itapecuru, Ipixuna e Barreiras, aflorantes em grande parte no nordeste do Estado do Pará, bem como no noroeste ( Maracaçumé – Turiaçu – Santa Inês) e sudoeste (Serra do tiracambu, Açailândia) do estado do Maranhã. Os sedimentos Barreiras subdividem-se em fácies conglomerática, argilo-Arenosa e Arenosa. Suas principais características são: má a moderada seleção de areias e seixos; altos teores de matriz; seixos quartzosos disseminados, presença pouco expressiva de estratificação, concreções e arenitos ferruginosos. O material foi depositado em ambiente subáreo, a parti de fluxos gravitacionais de lama e areia e restritamente em ambiente lacustre, durante um clima com tendência a semi-aridez. As principais áreas fonte são provavelmente os xistos da formação Santa Luzia (Pré-cambriano) e sedimentos preexistentes.