Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações GORAYEB, Paulo Sérgio de Souza

GORAYEB, Paulo Sérgio de Souza. Evolução geológica da região de Araguacema Pequizeiro. 1981, 111f. Dissertação (Mestrado em Geologia) Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1981.

A área compreendida entre as cidades de Araguacema, Pequizeiro e Conceição do Araguaia, faz parte da faixa de dobramento Araguaia, onde engloba uma variedade litológica submetida e processos sedimentares, magmáticos, metamórficos e deformacionais.

O levantamento geológico envolvendo estudos estruturais estratigráficos, petrográficos petrológico e químicos, permitiu a elaboração do quadro geológico evolutivo da região. As sequencias litológicas são incluídas no grupo Tocantins, representado pela formação Pequizeiro e Couto Magalhães. Corpos ultramáficos metamorfizados e máficos e ultramáficos representam respectivamente eventos pré ou sin e também pós-tectônicos. A formação Rio das Barreiras assenta-se discordantemente ao conjunto Tocantins. A formação pequizeiro é constituída principalmente por micaxistos com intercalações subordinadas de quartzitos, calcoxistos e magnetita moscovita filitos, caracterizando uma sequencia metassedimentar com derivação predominante de pelitos e grauvacas. Na formação Couto Magalhães predominam filitos e ardósias e em menor proporção metapsamitos, metapelitos, cherts, lentes de calcário e metagrauvacas, intercalados. Esta sequencia deriva-se essencialmente de pelitos.