Universidade Federal do Pará
Domingo, 09 de Agosto de 2020

Sugestões/Comentários

Quem está Online?

Nós temos 250 visitantes online

Quantos Viram Isto?

Visualizações de Conteúdo : 377197

Home Dissertações GORAYEB, Paulo Sérgio de Souza

GORAYEB, Paulo Sérgio de Souza. Evolução geológica da região de Araguacema Pequizeiro. 1981, 111f. Dissertação (Mestrado em Geologia) Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1981.

 

RESUMO

A área compreendida entre as cidades de Araguacema, Pequizeiro e Conceição do Araguaia, faz parte da faixa de dobramento Araguaia, onde engloba uma variedade litológica submetida e processos sedimentares, magmáticos, metamórficos e deformacionais.

O levantamento geológico envolvendo estudos estruturais estratigráficos, petrográficos petrológico e químicos, permitiu a elaboração do quadro geológico evolutivo da região. As sequencias litológicas são incluídas no grupo Tocantins, representado pela formação Pequizeiro e Couto Magalhães. Corpos ultramáficos metamorfizados e máficos e ultramáficos representam respectivamente eventos pré ou sin e também pós-tectônicos. A formação Rio das Barreiras assenta-se discordantemente ao conjunto Tocantins. A formação pequizeiro é constituída principalmente por micaxistos com intercalações subordinadas de quartzitos, calcoxistos e magnetita moscovita filitos, caracterizando uma sequencia metassedimentar com derivação predominante de pelitos e grauvacas. Na formação Couto Magalhães predominam filitos e ardósias e em menor proporção metapsamitos, metapelitos, cherts, lentes de calcário e metagrauvacas, intercalados. Esta sequencia deriva-se essencialmente de pelitos.

Texto Completo

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Qual a sua avaliação para o CEMIG?
 
© 2012 - Instituto de Geociências - Universidade Federal do Pará
Centro de Memórias do Instituto de Geociências
Tel: (91) 3201-7476 • E-mail: cemig@ufpa.br