Domingo, 20 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Científicas-51

OLIVEIRA, Elson Paiva de et al. Rochas vulcânicas alcalinas do grupo Uatumã no Sul do Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 30., 1978, Recife. Resumos... Recife: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste, 1978, boletim 1, p. 72.

Trabalhos recentes demonstraram a existência de importantes ocorrências de rochas vulcânicas pré-cambrianas no craton do Guaporé, que foram incluídas no grupo Uatumã. Estas vulcânicas são na maioria felsicas e as sequências atingem a composição de andesito. As idades radiométricas variam de 1900 a 1400 m.a. e estas vulcânicas representam um magmatismo tipo anorogenico. Rochas vulcânicas da região do rio Jamanxim na metade leste SB-21, Tapajós, do Projeto RADAMBRASIL, estão sendo objeto de estudos petrológicos e geoquímicos. A sequência estudada engloba andesitos, dacitos, riodacitos e riolitos, geralmente com valores da razão K2O / Na2O entre 1,5 e 3,0 e teores de K2O variando de 2-6% em andesitos até 5,5-10,5% em riodacitos e riolitos, estas sendo as rochas mais abundantes. Altos teores de K2O são encontrados em rochas de ambientes continentais e a origem dos vulcanitos Uatumã pode estar ligada a existência de hot-spots. O caráter alcalino potássico da sequência, com dominância de riolitos, sugere uma origem crustal, embora não se possa excluir a hipótese de uma origem no manto superior, possivelmente enriquecido em elementos incompatíveis, com possível contaminação crustal.