Home Dissertações LEMOS, Vanda Propino

LEMOS, Vanda Propino. Alteração superegênica das rochas básicas do grupo grão Pará – implicações sobre a gênese do depósito de bauxita de N5 – Serra dos Carajás. 1981, 104f. Dissertação (Mestrado em geoquímica) Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1981.

O presente trabalho focaliza a alteração superegênica das rochas vulcânicas básicas do grupo Grão Pará e aponta evidencias que podem sustentar ser o depósito de bauxita de clareira N5-Serra dos Carajás um produto extremo dessa alteração. Na impossibilidade de se observa um perfil continuo que demostrasse diretamente esse laço genético, testou-se esta hipótese com um perfil composto aproveitando-se as informações de sub- superfície da clareira n4 contíngua, onde testemunhos de sondagens existentes revelam toda sequencia intemperizada até a rocha básica sã. Os níveis bauxiticos e lateríticos, apenas desenvolvidos em N5, foram então integrados a essa sequencia compondo os horizontes mais superficiais e tomados, por conseguinte, como materiais formados in situ.