Home Dissertações MARTINS, José Pedro de Azevedo

MARTINS, José Pedro de Azevedo. Pegmatitos do complexo alcalino de peixe – Goiás. 1981, 112f. Dissertação (Mestrado em geologia) Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1981.

Na região da bacia do rio das almas, município de peixe centro norte de Goiás, ocorre um complexo de rochas alcalinas gnaissificadas, constituído de nefelina-sienitos, sienitos e granitos. Este complexo ocupa o núcleo de um braquianticlinal com o eixo principal estendendo-se por mais de 30Km na direção submeridiana e cujos flancos são formados por xistos e quartzitos do grupo serra da mesa.

Associados a estas rochas ocorrem granitos pegmatóides de caratês pós tectônico e vários corpos de pegmatitos que apresentam uma distribuição espacial zonada e a grande maioria exibe um zoneamento interno tanto mineralógico como textual.

Estudos mineralógicos, petrográficos e geoquímicos associados as relações de campo, indicaram duas gerações distintas de pegmatitos: pegmatitos sieníticos- constituídos de placioclásio, K-feldspatos, biotita, ilmenita, alanita, monazita, apatita, zircão e pegmatitos graníticos constituídos de k-feldaspatos, plagioclásio quartzo, biotita, moscovita, anfibólio, granada, berilo. Os resultados das pesquisas mostraram que estes corpos estão geneticamente relacionados aos respectivos eventos magmáticos que geraram as rochas alcalinas e os granitos pegmatóides.