Home Dissertações MATTA, Milton Antônio da Silva

MATTA, Milton Antônio da Silva. Evolução geológica da região de Tucuruí – Pará. 1982, 118f. Dissertação (Mestrado em Geologia) Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1982.

A parte setentrional da faixa Araguaia acha-se exposta na região de Tucuruí-PA, tendo suas características estratigráficas, metamórficas, estruturais e magmáticas sido estudadas com o intuito de definir a sua avaliação geológica e contribuir para a compreensão da historia geológica da faixa como um todo. A unidade estratigráfica mais antiga da área e o complexo Xingu, composto essencialmente de gnaisses e granitos, com xistos e anfibolitos subordinados. Essas rochas sofreram eventos estruturais e metamórficos policíclicos, sobre elas se desenvolveu durante o proterozóico médio o grupo Tucuruí, tendo na base uma sequencia de derramos basálticos toleíticos, que foi aqui designada d formação Caraipé, e no topo um pacote de sedmentos grauvaquicos, enfeixados na formação morrote.