Home Dissertações MOURA, Candido Augusto Veloso

MOURA, Candido Augusto Veloso. Tratamento estatístico de dados geoquímicos e sua aplicação ao mapeamento geológico e definição de anomalias geoquímicas no alvo 2- corpo 4- província mineral de Carajás. 1982, 118f. Dissertação (Mestrado em geoquímica) Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1982.

Foi realizado um levantamento geoquímico de solo na área denominada alvo 2- corpo 4, situada na província mineral de Carajás, Pará, Brasil. As amostras coletadas foram analisadas para os seguintes elementos químicos: alumínio, ferro, magnésio, titânio, níquel, cobalto, vanádio, cobre e zinco. Posteriormente, aplicou-se as técnicas estatísticas multivariantes denominadas analise de agrupamentos e analise discriminante. A primeira com o objetivo de classificar as amostras de solo em grupos geoquimicamentes homogêneos e correlacionáveis com as litologias subjacentes. A segunda para avaliar estatisticamente tal classificação e, paralelamente, verificar quais os elementos que mais influenciam no processo discriminatório.