Home Dissertações REYMÃO, Maria de Fatima Fernandes

REYMÃO, Maria de Fatima Fernandes. Estudo físico – químico de hidroxi-fosfato e minerais associados ocorrentes na chapada de Pirocaua (MA) e no morro de Jandiá (PA). 1982, 164f. Dissertação (Mestrado em geoquímica) Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1982.

Um perfil laterítico, rico em hidroxi-fosfato de Al e Ca e de Al (Pirocaua, MA) e outro perfil, também rico em hidroxi – fosfato de Al e Ca contendo ainda espécies semelhantes de Ca e Fe (Jandiá PA) foram investigados na tentativa de elucidar a formação de minerais de alteração, bem como o comportamento de elementos traços durante o intemperismo tropical. Para tanto selecionou-se não só a difratometria de raios – x e analise química, mas procurou-se demonstrar a aplicabilidade de técnicas de espectroscopia de absorção na região do infravermelho e analise térmica diferencial na caracterização das espécies minerais. Na descrição das alterações geoquímicas incluiu-se um estudo termodinâmico teórico.