Home Dissertações SIQUEIRA, Natalino valente Moreira de

SIQUEIRA, Natalino valente Moreira de. O padrão de distribuição de elementos principais e traços nas lateritas fosfatadas da chapada de Pirocaua (MA). 1982, 224f. Dissertação (Mestrado em geoquímica) Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1982.

A evolução química e mineralógica da laterita fosfatada da chapada do Pirocaua (MA) foi estudada com base em dados referentes a estruturação do deposito, a distribuição mineralógica, a variação da composição química ao longo do perfil, ao quimismo das águas da região, complementados por interpretações de dados termodinâmicos, procurando-se definir os fatores que controlam a distribuição dos elementos durante a formação do deposito. A chapada Pirocaua localiza-se no litoral noroeste do estado do Maranhão, próximo a foz do rio Maracaçumé. Na chapada, de altitude de 105m, ocorre uma laterita fosfatada, cujo perfil apresenta mais de 50m de espessura. O perfil apresenta cinco horizontes da base para o topo: rocha – mãe (não atingida nos perfis estudados, mas provavelmente sendo filitos do grupo Gurupi), Horizonte de Transição (filito parcialmente alterado), horizonte caulinico, horizonte fosfático e crosta ferruginosa.