Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações Dissertações 1983

CORREA, S. L. De A. Aspectos mineralógicos geoquímicos da laterita niquelifera da área do vermelho, serra dos Carajás (Pará). 1983, 80f. Dissertação (Mestrado em Geoquímica)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1983.

O estudo mineralógico-geoquímico da laterita niquelífera da área do vermelho, serra dos Carajás, foi feito com base em 64 amostras obtidas em uma sondagem na rocha mãe e um poço no perfil de alteração. O perfil laterítico, desenvolvido sobre rochas ultrabásicas serpentinizadas, é constituído de três horizontes distintos; da base par o topo: horizonte saprolítico, com mais de 4 metros de espessura, horizonte argiloso, com 6,1 m e horizonte limonítico com 8,3m. mineralogicamente, o horizonte saprolítico e constituído de serpentina, clorita, quartzo, hematita e goethita, o horizonte argiloso de smextita, clorita e goethita e o horizonte limonítico de quartzo, hematita, clorita e caulinita. Maghemita está presente desde a base até o topo desse perfil.