Home Dissertações Dissertações 1983

FIGUEIRAS, A. J. M.. Petrologia dos Carbonatos da Formação Itaituba. 1983, 158f. Dissertação (Mestrado em Geologia)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1983.

A formação Itaituba (westfaliano “d” ao Stephaniano), na região Aveiro-Pa, é constituída predominantemente por calcário e dolomita associados a níveis de siltico e argilitico e mais raramente a arenito. A fauna ali presente está representada principalmente por branquíopodes, equinodermas, foraminíferos e menos frequentemente ostracodes, briozoários, moluscos, trilobitas, além de algas. As evidencias mineralógicas textuais e geoquímicas sugerem que o processo de dolomitização ali atuante desenvolve-se em um ambiente “schizohalino” de subsuperfície, acompanhado de uma intensa silicificação.