Domingo, 20 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Cientifícas-52

OLIVEIRA, Elson Paiva de; MACAMBIRA, Joel Buenano; BARRIGA, Vânia Maria Fernandes. Contribuição à litoestratigrafia do grupo Gurupi e da formação Piriá, a Nordeste do Estado do Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 30., 1978, Recife. Resumos... Recife: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste, 1978, boletim 1, p. 124.

Poucos trabalhos sobre a geologia do nordeste do Estado do Pará abordam estudos detalhados sobre a estratigrafia pré-terciária da região. No presente artigo os autores discutem a litoestratigrafia do grupo Gurupi e da formação Piriá com base em observações realizadas ao longo da BR-316 e nos rios Piriá, Gurupi, Gurupi-Mirim e seus interflúvios. O perfil geológico da rodovia BR-316, entre a vila de Santa Luzia e a divisa com o Estado do Maranhão, mostra que o grupo Gurupi está aí representado por filitos alterados de cor cinza claro e arroxeado, metagrauvacas e quartzitos laminados. Todo conjunto apresenta foliação subvertical e se acha frequentemente cortado por veios de quartzo, o que constitui um excelente guia para o mapeamento. Sobre o grupo Gurupi assentam, discordantemente, argilitos, silitos, quartzo-arenitos, arcóseos e conglomerados pertencentes a formação Piriá, de idade eo-paleozoica incerta. As metagrauvacas e meta-argilitos, que até então vinham sendo incorporadas a esta formação, relacionam-se perfeitamente aos filitos do grupo Gurupi, como pôde ser observado em um corte de estrada próximo do rio Piriá. Os autores discutem ainda as características petrográficas e estruturais dos sedimentos psamíticos da formação Piriá e do grupo Gurupi, e os possíveis critérios para distingui-los no campo.