Dissertações 1983
Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018

Home Dissertações Dissertações 1983

LEMOS, R. L. Petrologia do Maciço alcalino de peixe – Goiás. 1983, 184f. Dissertação (Mestrado em Geologia)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1983.

O maciço alcalino de peixe consiste de um corpo de nefelina sienito gnaisse, leucocrático, foliado e bandado. A foliação e acentuada nos bordos e incipiente ou ausente no centro, enquanto o bandamento está restrito as bordos. O maciço é envolvido por uma estretita faixa de quartzo sienito e granito gnaises, em contato com metassedimentos pré-grupo Serra da Mesa, predominantemente pelíticos ( grafita-sillimanita micaxisto e sillimanita-quartzo micaxisto). O nefelina sienito gnaisse é constituído essencialmente de nefelina, mesopertita, peristerita e microlina, sendo a biotita o mineral máfico e mais raramente, a magnetita. O seu coeficiente agpaitico é típico de rochas miaskiticas, sendo a sua mineralogia também deste tipo.