Home Dissertações Dissertações 1983

SANTOS, M. D. Geologia e ocorrências minerais da braquianticlinal de Xambioá – Goiás. 1983, 131f. Dissertação (Mestrado em Geologia)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1983.

Este trabalho tem por objetivo caracterizar os aspectos petrológicos e a evolução geológica de xambioá (Go), na faixa de dobramentos Araguaia, incluindo a gênese das ocorrências minerais existente na área. Divide-se a área em questão em três domínios nitidamente individualizados e estratigraficamente distintos; o núcleo gnáissico- migmatítico da braquianticlinal de xambioá, exposto pela erosão, que foi considerado aqui como pertencente ao complexo colmeia (embasamento); as serras quartzíticas responsáveis pelo destaque morfológico da estrutura e que correspondem a formação do morro do campo; e a área arrasada circunjacente a estrutura, onde afloram xistos variados pertencentes a formação xambioá.