HERRERA, M. T. G. A distribuição dos elementos Cu, Au, Co, Zn, Ni, Mn e Fe em solos sobre o depósito de cobre de salobo – 3ª, Serra dos Carajás.1985, 117f. Dissertação (Mestrado em Geoquímica)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1985.

Numa área de aproximadamente 1 km² em salobo 3A, Serra dos Carajás, foram coletadas 296 amostras de solo e submetidas e um estudo de prospecção Geoquímica. As rochas da área são gnaisses, xistos e quartzitos. Os chamados xistos magnéticos são mineralizados com bornita, calcocita e calcopirita. As amostras de solo coletadas a uma profundidade de 40 cm, tiveram sua fração menor do que 80 mesh atacadas com HNO3, CONC. Para a determinação por espectrometria de absorção atômica dos elementos Cu, Co, Ni, ZN, Mn e Fe. A abertura para o Au se deu com água régia e as determinações por espectrofotometria de absorção atômica com forno de grafite.