MENEZES, L. B. De C.. Estudo de águas destinadas ao consumo da população das baixadas da cidade de Belém-Pa (Bairro da Sacramenta).Avaliação da qualidade sob os aspectos Físico – químico, Bioquímico e Bacteriológico. 1985, 154f. Dissertação (Mestrado em Geoquímica)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1985.

O abastecimento e a qualidade da água consumida pela população do bairro da sacramenta – Belém, é um problema comum á todas as zonas de “baixadas” da cidade, decorrente de uma carência no saneamento básico das referidas áreas. Por está razão a sacramenta foi escolhida como área de estudo tendo sido selecionados dez (10) pontos para amostragens, as quais foram realizadas nos meses de maio, setembro e novembro de 1983 e fevereiro de 1984, abrangendo assim épocas de diferentes condições climáticas. Os locais escolhidos englobam tanto água de poços como fornecida pela COSANPA. Foram verificadas as características reinantes na área, tais como: clima, vegetação, topografia, geologia, geomorfologia, solos, hidrografia, população, doenças e saneamento básico.