Home Dissertações GONÇALEZ, M. Das G. B.

GONÇALEZ, M. Das G. B. Geologia e petrologia da região de serra negra do norte. 1984, 152f. Dissertação (Mestrado em Geologia)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1984.

A área da serra negra do norte pertence ao domínio geográfico do Seridó, localizado na região de dobramentos nordestinos, sendo constituída por ortognaises, provavelmente do proterozoico inferiro. Essas rochas tem composição granítica e quartzo-monzonítica e compõem uma associação predominantemente de augen gnaisses, alojados nos gnaisses do grupo Caicó, pertencentes ao embasamento arqueano, e nos metassedimentos supracrustais, representados na área pela unidade Jucurutu, que é a base do grupo Seridó. Cortando os ortognaisses e os metassedimentos, ocorre uma suíte intrusiva, relacionada aos eventos tectônicos do ciclo brasiliano, composta por três unidades de colocação temporal distinta e representada por granitos, granodioritos, quartzo-monzonitos, quartzo-monzodioritos e quartzo-dioritos.