Home Dissertações SOUZA, A. C. C. DE.

SOUZA, A. C. C. DE. Geologia e petrologia do extremo norte da serra do estrondo (GO). 1984, 201f. Dissertação (Mestrado em Geologia)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1984.

O mapeamento geológico na escala 1:100.000 e o estudo estrutural das rochas aflorantes na porção norte da Serra do Estrondo possibilitaram a caracterização, na região, de três estruturas dômicas, denominadas cantão, rio jardim e rio cunhãs. No interior dessas macroestruturas foram individualizadas duas unidades lito-estratigráficas: complexo colmeia e gnaisse cantão (com anfibolitos associados). As rochas dessa ultima unidade foram anteriormente englobadas no complexo colmeia, em sua área-tipo.

O complexo colmeia tem distribuição bastante restrita e sua ocorrência limita-se, geralmente as proximidades do contato com as unidades supracrustais. É a unidade mais antiga na região, sendo constituída por gnaisses que mostram um marcante bandamento. Suas estruturas tem direção aproximadamente E-W representando o registro de eventos deformacionais ausentes nas demais unidades.