BRAZ, V. M. N. Estudo da qualidade da água de abastecimento da zona urbana de Belém (PA), aplicação à problemática existente no bairro do jurunas. 1985, 177f. Dissertação (Mestrado em Geoquímica)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1985.

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da água consumida em Belém, principalmente em áreas cujas condições sanitárias fossem deficientes. Para esse propósito foi escolhido como universo de estudo o bairro do jurunas, o qual se apresenta com extensas áreas de “baixadas”, carentes em saneamento. A qualidade da água foi verificada através de analises físico químicas e bacteriológicas. As amostras analisadas, foram classificadas de acordo com os padrões de potabilidade da organização mundial de saúde, através de programa de computação. Foram ainda estudados elementos traços presentes tais como, Ni, Co, Cu, Cr, Pb, Mn e Al por espectrometria de absorção atômica temelétrica, estudo ate então inédito em águas que abastecem a cidade.