Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações CORRÊA, J. A. M.

CORRÊA, J. A. M. Aspectos diagenéticos dos arenitos bom gosto – área leste da bacia de barreirinhas (MA). 1986, 119f. Dissertação (Mestrado em Geologia)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1986.

A bacia barreirinha, localizada na margem equatorial brasileira, teve sua origem intimamente ligada à formação do oceano atlântico equatorial. Suas características estruturais e sedimentológica caracterizem-na como uma bacia “pull – apart”, durante a sua fase inicial no Cretáceo Inferir. Neste contexto, a formação bom gosto, objeto deste trabalho, está representada por arenitos depositados por correntes de turbidez num ambiente marinho relativamente profundo. Predominante arcóseos de granulação variando de grosseira a fina e com seleção moderada. Seus principais constituintes primários são o quartzo e o feldspato potássico, seguidos de fragmentos de rochas, plagioclásio e matriz argilosa subordinadamente. Os principais minerais autigênicos observados preenchendo poros primários são o quartzo, o feldspato, a calcita e argilo-minerais, principalmente clorita. A sequencia diagenética observada mostra os seguintes estágios ordenados temporalmente: 1) precipitação de argilo-minerais no interior de poros de origem primaria; 2) formação de sobrecrescimentos homoaxiais de quartzo e feldspato.