Home Dissertações MENDES, W. F.

MENDES, W. F. Petrologia e geoquímica das rochas do complexo Tauá (CE). 1986. 187f. Dissertação (Mestrado em Geologia)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1986.

Na região centro – ocidental do Ceará, encontra-se, talvez, a maior província máfico – intermediária do pré-cambriano nordestino – 0 “complexo Tauá - , constituído por rochas intrusivas de com posição variada: norito (tipo “cumulate” e ferronorito), hornblenda – biotita diorito, hornblenda – biotita, quartzo – diorito, hornblenda – biotita granodiorito e granitos (um tipo porfirítico a grosseira de coloração rósea esbranquiçada – granito tipo I, e outro de granulação fina a media, de coloração cinza- esbranquiçada – granito tipo II). Estas rochas estão encaixadas em gnaises com lentes de anfibolito e metaultramafitos, metamorfisados no fácies anfibolito.  As rochas de composição diorítica, quartzo- diorítica e granodiorítica formam uma “série” híbrida, caracterizada pela heterogeneidade química e mineralógica, presença de “clots” máficos e abundancia de xenólitos mais máficos que suas hospedeiras. A passagem gradacional entre tipos litológicos é típica das rochas que constituem esta “série  “.