Home Dissertações CORDEIRO, C. A.

CORDEIRO, C. A. Estudo da salinização no estuário do rio Pará no trecho Belém - Mosqueiro. 1987, 201f. Dissertação (Mestrado em Geoquímica)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1987.

Este trabalho, primeiro levantamento hidrogeoquímico sistemático das águas quem compõem o estuário do rio Pará, foi realizado num trecho de aproximadamente 40km ao longo do canal sul do estuário do rio Pará em três pontos e amostragem periódica (mosqueiro- Icoaraci – Belém). As amostragens foram realizadas durante um ciclo hidrológico completo (março, maio, agosto e novembro de 1985 e janeiro de 1986). Na área em estudo, foram realizadas determinações físico- químicas, coletas de amostras de água para análises químicas, análise quantitativa e qualitativa dos sedimentos em suspensão e determinação da matéria orgânica nestes. Além disso foram levantados os dados da participação pluviométrica regional e as medidas de vazão do rio Guamá.