Home Dissertações GASTAL, M. do C. P.

GASTAL, M. do C. P. Maciço granítico musa – mapeamento, petrologia, petroquímica, rio Maria, SE do Pará. 1987, 341f. Dissertação (Mestrado em Geologia)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1987.

O maciço granítico musa, situado no extremo sudeste do estado do Pará (porção sul na província mineral de Carajás), é uma intrusão permissiva, colocada em níveis crustais rasos. Secciona rochas do embasamento regional, anteriormente englobadas no complexo Xingú, incluindo o granodiorito rio Maria, a sequência tipo greenstone belt da pedra preta e os gnaisses arqueanos. Falhas e fraturas pré-existentes exerceram papel importante na colocação do maciço. Há importantes mineralizações de wolframita em veios de quartzo, nas adjacências do granito, onde o mesmo secciona a sequencia tipo greenstone, na área de pedra preta (a oeste).