Home Dissertações PINHEIRO, R. V. L.

PINHEIRO, R. V. L. Estudo hidrodinâmico e sedimentológico do estuário Guajará – Belém (PA). 1987, 185f. Dissertação (Mestrado em Geologia)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1987.

Este trabalho apresenta as características hidrodinâmicas e sedimentológica do estuário Guajará, nas adjacências da cidade de Belém.  Sua abordagem abrange aspectos geológicos e geomorfológicos, o comportamento das ondas, ventos, marés, correntes de marés e a investigação dos parâmetros fisicoquimicos das águas, com o objetivo de esboçar um modelo quantitativo para esse ambiente além de apresentar uma proposta para a evolução física da região. Sob o ponto de vista oceanográfico, o estuário Guajará caracteriza-se pela ausência de estratificação térmica marcante, enquadrando-se como parcialmente misturado, do tipo b na classificação de Pritchard (1955), com apreciáveis variações laterais de salinidade. Está sujeito a um mecanismo de circulação controlado por fortes correntes tidais, as quais definem canais facilmente individualizados de enchentes e vazamentos.