Home Dissertações MEDEIROS, H. de.

MEDEIROS, H. de. Petrológia da porção leste do maciço granodiorítico rio Maria, sudeste do Pará. 1988, 176f. Dissertação (Mestrado em Geologia)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1988.

Resumo

Este trabalho é um estudo petrológico e geocronológico e geocronológico na porção leste do batólito rio Maria, localizado no sudeste do estado do Pará (Brasil), na qual predominam composições granodioríticas. As observações de campo indicam que este batólito intrudiu sequências meta- Vulcano – sedimentares Arqueanas (greenstone belts), sendo posteriormente invadido pelos granitos (HBM2G) e biotita-granodiorito (BGd), havendo uma predominância dos dois primeiros tipos, com os outros ocorrendo de maneira mais localizada. Na área mapeada, o batólito rio Maria foi afetada por um processo de deformação e metamorfismo, o qual produziu o desenvolvimento de um foliação de direção WNW – ESSE, além de microfraturamentos em feldspatos, “kinks” em biotitas e recristalização de quartzo e biotita com intensidades variáveis. Após este evento, a área foi afetada por sistemas de faturamento nas direções NW-SE, N-S e NE-SW e por um exame de diques de microdiorito, microdiorito pórfiro, quartzo-microdiorito e granito pórfiro.