Home Dissertações VITAL, H.

VITAL, H. Estudo do geosistema do lago arari – ilha do Marajó – Pará. 1988, 118f. Dissertação (Mestrado em Geologia)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1988.

O Lago Arari, localizado na região de campos naturais da ilha de Marajó/PA, é caracterizado, principalmente, por uma extrema variação sazonal. Na época das cheias, de fevereiro a junho, alcança uma superfície aquosa em torno de 200 km², com profundidade media de 2,5m (máxima de 4.0m), enquanto nas estiagens fortes, setembro a dezembro, ocorre frequentemente o desaparecimento quase completo de suas águas. Objetivando o estudo de seu geossistema, foram investigados e avaliados durante um ciclo hidrológico anual, todo o conjunto de parâmetros que compõem o ambiente lacustre Arari. A temperatura media anual para 1987 foi de 27,9ºc e a precipitação de 2546.2mm, máxima no mês de março (613mm) e mínima em novembro (0.0mm). em consequência das elevadas taxas de precipitação, associada à temperatura também a insolação, evaporação e umidade relativa do ar são elevadas.