Sábado, 24 de Outubro de 2020

Home Dissertações ALTHOFF, F. J.

ALTHOFF, F. J. Geologia estrutural da antiforma do SETUVA-PR. 1989, 159f. Dissertação (Mestrado em Geologia)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1989.

A porção ocidental da antiforma do setuva é dividida em três domínios litoestruturais. O domínio I abrange o núcleo da antiforma e é composto por gnaisses bandados, granito – gnaisses, quartzitos e xistos. O domínio II, na borda da antiforma, tem xistos e quartzitos. O domínio II circunda os anteriores e é formado por xistos, quartzitos, mármores e rochas sedimentares pouco matamorfisadas. As estruturas penetrativas da área são uma foliação (xistosidade ou foliação milonítica), lineações mineral e de estiramento e dobras abertas e fechadas. No domínio II ocorrem milinitos w ultramilonitos. Estruturas rúpteis estão melhor desenvolvidas no domínio III.