Domingo, 20 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Cientifícas-56

PIUCI, Jacyro; GÓES, Ana Maria. Reconhecimento geológico da região de Ponta de Pedras – Ilha de Marajó – Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 30., 1978, Recife. Resumos... Recife: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste, 1978, boletim 1, p. 352.

A área em estudo (225 km2) situa-se a SE da Ilha de Marajó e faz parte dos clásticos cenozoicos englobados no grupo Pará. O trabalho foi desenvolvido objetivando o conhecimento dos corpos geológicos arenosos de pouca profundidade que constituem um sistema aquífero nessa região. Para atingir este estudo, 64 perfurações geológicas (34 m de prof. Máx.) foram feitas em uma malha regular. Um corpo lenticular arenoso acha-se presente na área, com espessuras maiores que 17 m. Análises granulométricas em 30 amostras indicam predominância da fração areia e mal selecionamento desses sedimentos fluviais. Em 11 daquele corpo arenoso, as assembléias de minerais pesados são constituídas predominantemente de minerais opacos. Quanto aos transparentes (0,250-0,125 mm), temos estaurolitas, turmalinas, cianitas, andaluzitas e subordinamente zircões, rutilos e ainda traços de granadas. Na fração 0,125-0,062 mm predominam zircões, estaurolitas cianitas e secundariamente os demais minerais acima citados, além da presença de anatásios autigênicos. Essas assembléias são muito semelhantes às encontradas em sedimentos da Ilha de Outeiro (proximidades de Belém), exceto pela ausência de traços de granadas. Isso dá conta da possível correlação da geologia da área em estudo com sedimentos aflorantes nas adjacências de Belém.