Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Cientifícas-59

SÁ, José Haroldo da Silva; ELLERT, Reinhol; BERENHOLC, Marcos. Feições geoquímicas de um granito relacionado com mineralizações de lítio, berílio e estanho. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 30., 1978, Recife. Resumos... Recife: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste, 1978, boletim 1, p. 314.

Na região do médio Jequitinhonha, MG, ocorrem granitos intrusivos nos xistos do grupo Macaúbas, relacionados com pegmatitos mineralizados com Li, Cs, Be, Sn e, subordinadamente, Ta-Nb. Internamente, estes granitos apresentam variações mineralógicas, químicas e textuais e mostram-se enriquecidos nos elementos químicos das mineralizações relacionadas, quando comparados com granitos normais. Análises químicas de concentrados de biotita dos granitos indicam que muito dos elementos-traços estão contidos neste mineral, notadamente Li, Cs, Sn, Zn, Nb. Neste trabalho são apresentadas algumas características geoquímicas dos granitos estudados, são feitas comparações com outros distritos semelhantes e discutidos aspetos referentes a critérios geoquímicos para prospecção de granitos relacionados com minealizações.