Quarta-feira, 30 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Científicas-63

SCHULT, Axel; GUERREIRO, Sonia Dias Cavalcanti. Palaeomagnetism of lower cretaceous volcanic rocks from Maranhão Basin, Brazil (Section: Teresina, Picos, Floriano). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 30., 1978, Recife. Anais... Recife: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste, 1978, v.5, p. 2362-2370.

As rochas básicas da Bacia do Maranhão constituem a maior ocorrência desse tipo de rochas vulcânicas do Nordeste do Brasil. Estudos paleomagnéticos sobre essa Bacia estão sendo efetuados em várias seções. No presente trabalho foram estudados os afloramentos de basalto da área de Teresina, Picos e Floriano, no estado do Piauí. Um total de 181 amostras foram coletadas de 22 afloramentos por meio de uma perfuradora portátil. As amostras foram submetidas a lavagem por campo magnético alternado. Após o tratamento a direção média obtida para os sítios foi D = 174.7°, I = 6.0°, α95 = 2.8°, tendo sido dado peso unitário à direção média de cada sítio. Todos apresentaram polaridade reversa. Um sítio foi omitido por não apresentar magnetização estável. O polo Sul paleomagnético obtido para os dados do presente trabalho situa-se a 83.6° S, 81.0º E sendo A95 = 1.9º e K = 276.