Universidade Federal do Pará
Segunda-feira, 29 de Maio de 2017

Sugestões/Comentários

Quem está Online?

Nós temos 28 visitantes online

Quantos Viram Isto?

Visualizações de Conteúdo : 203149

Home Apresentação

Apresentação


 

A criação do Centro de Memória Digital do Instituto de Geociências é um Projeto de Extensão aprovado pela congregação do instituto, por meio da Portaria n.º 27/2010-IG de 30/06/2010. Antes de sua criação, algumas ações foram realizadas como forma de avaliar os resultados esperados para concretização deste projeto, como por exemplo, a realização da primeira exposição temática denominada Memória do IG: um convite ao passado. A exposição abriu uma perspectiva histórica do instituto, ao traçar a linha do tempo desde o início até os dias atuais. O evento foi resultado da pesquisa em documentos textuais, livros, folhetos, periódicos, imagens, vídeos, objetos e equipamentos geológicos coletados e doados por professores das faculdades, ex-diretores e familiares dos servidores falecidos.

Outra ação com resultados satisfatórios foi o Mutirão do Centro de Memória: Resgatando a Memória Viva do IG para Futuras Gerações. A ação buscou uma aproximação com outros institutos, faculdades e com a sociedade, ao abrir espaço para a participação voluntária de discentes da Faculdade de Biblioteconomia, integrando-os nas atividades de extensão como forma de contribuir com as práticas acadêmicas, além de colocar o IG e a UFPA em sintonia com a ação integral para a preservação do patrimônio documental arquivístico brasileiro, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Os voluntários resgataram documentos predominantemente em suporte de papel (manuscritos, datilografados, slides, plantas e desenhos).

O acervo do Centro de Memória do instituto é constituído de documentos textuais, sendo espécies documentais de valor histórico, que estão acondicionados em Atas de reunião do instituto e das faculdades, portarias, contratos de convênios, relatórios técnicos acondicionados em 2.500 caixas-arquivos. O acervo reúne também uma coleção de fotografias que mostra a trajetória do instituto e os fatos marcantes, desde sua criação até os dias atuais. Entre os documentos textuais mais antigos podemos citar as atas de constituição do instituto (1963-1980), as portarias de criação do instituto, as primeiras atas de reunião (1963-1965), as primeiras turmas de geólogos da UFPA (1967), os primeiros relatórios técnicos (1965) e as primeiras produções científicas (1972-1979).

 


Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Qual a sua avaliação para o CEMIG?
 
© 2012 - Instituto de Geociências - Universidade Federal do Pará
Centro de Memórias do Instituto de Geociências
Tel: (91) 3201-7476 • E-mail: cemig@ufpa.br